sexta-feira, 30 de abril de 2010

Moças que vão à frente

I - As modernas
Dama de honra. Aquela pimpolha, geralmente muito bonitinha, que entra na igreja antes da noiva. Pode vir ou não acompanhada de pajem. Filha de alguma amiga da noiva ou do noivo, geralmente é pequena demais para entender o que está fazendo dentro de um vestido pomposo, mas até que gosta dele.
A daminha se assusta com os rostos maquiados, decadentes e pios que olham para ela, como se ali passasse uma das meninas de Fátima. Às vezes empaca no meio do tapete vermelho, tremendo de medo, outras toma coragem e segue em frente.
Mas não precisa ser assim. Essa honraria também é concedida às mulheres do tamanho da noiva. Num álbum de casamento realizado nos anos 1970, lá estão umas moças bem jovens (sim, mais de uma!) carregando um pequeno buquê nas mãos e uma grinaldinha na cabeça. Parecem felizes, e nelas há frescor.

II - As antigas
Não se sabe exatamente a origem da dama de honra, embora, após uma breve consulta a um Oráculo chamado Google, duas revelações tenham surgido. Primeira: a dama de honra era a moça que, na Idade Média, vestia-se com roupas iguais às da noiva numa tentativa de enganar o senhor feudal, que por lei (!) tinha o direito de deflorar a mulher antes das núpcias. Segunda, e essa tem a ver com um costume pagão: vestida como a noiva, a dama de honra prestar-se-ia a confundir maus espíritos desocupados que não suportavam ver uma noiva feliz, e assim se evitava que má sorte, mau olhado ou qualquer outro tipo de ebó energético caísse sobre a mulher prestes a se casar.
Pois é, para quem acredita em oráculos, parece que a dama de honra era uma espécie de, digamos, anjo da guarda. Enfrentando perigos que iam de obsessivos perfuradores de hímens a espíritos malignos, tinha como missão se fazer passar pela noiva e assim protegê-la: estar à sua frente, abrindo alas. Avant-garde!.
Isso é que é melhor amiga.

Um comentário:

  1. Cara cunhada, estamos fazendo um bolão para adivinharmos quantos textos, crônicas, histórias e fotografias, ou, contextualizando melhor, quantos "posts " serão necessários para que sua tão sonhada aliança enlace seu anelar....Um beijo do Jacaré !

    ResponderExcluir