segunda-feira, 3 de maio de 2010

Segunda-feira


Segunda-feira é sempre um dia difícil. Não é fácil abrir uma livraria às nove da manhã, ainda mais depois de passar o domingo lendo Walter Benjamin e visitando sites casamenteiros na web.
Depois que lê Benjamin, você quer salvar o mundo – com pessimismo, é claro, mas quer! Genialmente, ele percebeu que se olharmos para a tradição e atualizarmos o passado, teremos alguma chance contra a filosofia progressista arrolada pelo capitalismo no discurso científico bem nojentinho que reverbera por aí.
Ok, o que é que casamento tem a ver com isso? Tudo! Uma mulher moderna e inteligente quer se casar com cerimônia, festa etc. etc. etc., mas fica de cara quando se depara com a realidade: uma indústria de gente brega vendendo comida brega, decoração brega, convite brega, lógica brega...
Agora, além de conseguir ser pedida em casamento (e começo a desconfiar que, de um ponto de vista dialético, não tenho esse poder), preciso pensar numa festa que respeite a tradição sem ser conservadora, que dê uma banana para cerimonialistas e escroques de plantão, e que não sucumba à lógica do consumo para ser realizada.
Haja materialismo histórico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário